22 April 2012

22 April 2012

noticias...

Então as news por Portugal é que Inglaterra acabou...fechou a torneira e não há dinheiro, empregos, de comer, nada de nada. Quem agora vier para cá ou mesmo quem cá está só tem um futuro garantido...viver na rua.
Fatalmente é dado a perceber aos Portugueses pelos media que não vale a pena sequer tentar fugir, lutar para ter algo mais, fazer algo de diferente. O mundo está perdido e não há nada a fazer (ponto.). Ter ambição de uma carreira internacional é perda de tempo e melhor mesmo é ficar com o pouco que em Portugal as pessoas têm a sorte de ter e não como resultado das suas capacidades mas sim da benevolência de governantes que têm abdicado dos seus triplos ou quadrúplos rendimentos, públicos e privados, reformas duplicadas e dos 2 ou 3 empregos que devolveram ao mercado para outras pessoas poderem ter empregos dignamente remunerados...utopia...tal nunca irá acontecer em Portugal. Uma revolução social irá acontecer mas não antes de mais pessoas verem que há mais mundo lá fora e há mais que esperar das pessoas e das instituições. Que há mais que fazer, muito que fazer e muito dinheiro a ganhar, mas acima de tudo muita satisfação pessoal e profissional e por consequência orgulho no que se é e nos objetivos e ambição que se tem. Mas antes disso têm que perder o medo de sair da porta, de questionar o que lhes é difundido e distibuido em massa. Mesmo a realidade mais pura e incontestável tem mais que uma perspectiva.
O que me fez vir para cá não foi (só) o dinheiro. Claro que nesta fase da vida queria avançar e não regredir mas não era algo que pudesse dizer que estava sobre o meu controlo. Agora toda a verdade. Com emprego em Portugal, a pagar casa ao banco, (a casa que escolhemos e decoramos como queríamos), CR também empregada, 2 carros pagos, 2 gatos, clientes regulares no Modelo, IKEA, Conforama, etc, etc porque meter-me nisto agora?? Precisamente por isso...é isto a nossa vida? e a carreira internacional que sempre ambicionamos? e o mundo todo que sabemos que há lá fora, que já vimos parte dele e queremos ver mais? - se calhar não é o momento certo...com tudo que se vê na TV...dezenas, centenas, milhares de pessoas a perder empregos dia após dia após dia...fábricas que fecham, familias a ficar sem casa...dias, após semanas, após meses da mensagem de terror que bombardeiam constantemente os portugueses nos media...resultado esperado: fecharem-se em casa com medo e não reagirem, à espera que passe e melhores dias venham.
Decidi que não ia fazer isso...simples. Não é tarde, não foi tarde e em dezembro despedi-me, janeiro vim para cá, inicio de fevereiro comecei a trabalhar numa empresa internacional numa variante da minha área que nunca tinha considerado mas onde toda a gente diz que está o dinheiro a sério e agora percebo porquê, meio de março a CR veio ter comigo com as gatas e passado duas semanas está a trabalhar numa empresa de dimensão global com perspetivas na área dela que em Portugal simplesmente não são consideradas. O principal objetivo era esse...estar onde exista uma real possibilidade de progressão de carreira. Claro que o ordenado é melhor, os privilégios e benefícios mas também as exigências das funções e a concorrência.
E a palavra chave é essa...concorrência...no mercado laboral todos nós somos um produto...e todos nós temos competição...se não estamos preparados para ela a vida não vai melhorar por ir para um sitio onde correu bem para pessoas que estavam melhor preparadas. Já não há El Dorados e ninguém dá nada a ninguém.
There are no free lunches!

2 comments:

  1. Vivas =)

    Só para dizer que vos dou os parabéns pela coragem e pelo sucesso alcançado. São um exemplo vivo que com vontade e ponderação podemos atingir os nossos objectivos, mesmo quando a sociedade diz "Olha que já não dá!".

    Cumprimentos deste português que tende a pensar por terras de sua majestade...

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigado por ler o blog e pelo comentário. :)

      Delete