29 April 2012

29 April 2012

alojamento

Este era outro tópico sobre o qual tenho vindo a pensar escrever, agora impulsionado pelo comentário da Cáti, pois também se integra na perspetiva de objetivos de vida e etc...ter uma casa e tudo o que se lhe segue é o objetivo de vida ou das etapas mais comuns e o que é esperado de nós pela sociedade. Eu e a CR passamos pelo mesmo. Compramos uma casa por empréstimo, um compromisso de muitos anos com um banco, que temos que pagar todos os meses, tal como a renda aqui.
O alojamento por cá é caro se pensarmos em termos do que se paga em Portugal. Quando comparado com os rendimentos médios de cá, estará relativamente equilibrado ou estava pois há a considerar que, no caso de alugueres, os senhorios pedem o que querem e neste momento o mercado está do lado deles pois quantas propriedades há no mercado quantas vão e muitos, em zonas chave de Londres e arredores estão a duplicar (pelo menos) os preços de alugueres por causa dos Jogos Olímpicos e outros eventos.
Há muita pesquisa a fazer sobre casas tendo sempre em conta o valor que se quer/pode despender.
a pesquisa pode ser feita a partir de Portugal - permite ter uma ideia de valores por zona e tipo de propriedade - mas de pouco serve pois se vos interessar é muito provável que interesse a muito mais gente que está cá e pode ir lá no próprio dia e pagar o sinal para a retirar do mercado. além disso os senhorios pedem muitas vezes referencias de senhorios anteriores e do empregador, nem que seja para garantir que estão a trabalhar e têm como pagar a renda...
Em termos de dinheiros é de contar pagar o primeiro mês logo a cabeça e um deposito (damages deposit) que pode equivaler a 2 meses de renda e serve para pagar possíveis estragos. Confirmem que o deposito é registado com o TDS (thedisputeservice.co.uk) para resolver qualquer disputa caso no final do aluguer seja difícil reaver o deposito e este registo deve valer umas £25.00 pago por quem aluga. Também a pagar é o serviço da agência (administration fee) entre 15% e 20% da renda mais IVA (VAT). Para dar uma ideia para uma renda de £600.00 devem contar desembolsar pelo menos cerca de £1500.00 logo à cabeça.
O meu/nosso caso - há muitos Portugueses no UK e em especial em Londres e muitos desses compraram casa há muitos anos atrás e nesse sentido o primeiro sitio onde fiquei arranjamos ainda em Portugal. Um quarto na casa de uma família de Viseu que tinha o quarto cá vago na altura que vim. Antes de virmos fomos a Viseu apresentar-nos e buscar as chaves. A CR fez um post com isso acho eu.
Sem emprego e a vir à "pesca" foi claramente uma vantagem. Sem isso a minha opção seria um hostal/hotel ou algum tipo de serviced apartments que era coisa que também andei a pesquisar. Depois foi a procura de emprego com a flexibilidade que já mencionei antes. Fui a entrevistas a Croydon, 1 ou 2 entrevistas telefónicas, Maidenhead, andava a fazer-me a uma empresa muito boa em Gloucester (e tinha conseguido uma entrevista lá se tinha vindo uma semana antes para cá) e ia a caminho de uma entrevista em Newbury quando me ligaram com a proposta que acabei por aceitar para o sitio onde estou agora.
Dada a distancia e a rapidez com que queriam que começasse - daí a 2/3 dias tive que arranjar um hotel/hostal onde ficar nas proximidades, onde fiquei uma semana. Quase a chegar ao final da semana que tinha reservado no hotel, vi o sitio onde acabei por alugar o quarto para onde me mudei no dia seguinte. Justo também dizer que fiquei com aquele quarto pois havia uma rapariga que ia sair doutro quarto maior em breve, na mesma casa e depois poderia me mudar para lá e é onde estamos agora. Se não tivesse optado por aquele quarto naquele dia teria tido que prolongar a minha estadia no hotel por mais uma semana e continuar à procura.
Traçar um percurso que se aplique a todos os casos é difícil ou mesmo impossível.
Para não ter essa preocupação e também porque mesmo que se restrinjam a Londres, a cidade é muito grande, diria que convém encontrar um local (hotel/hostal) para ficar nas primeiras 2/3 semanas por um valor razoável e com boas ligações que permita sair para ir a entrevistas com relativa facilidade. Como não sabem ainda a empresa onde eventualmente irão trabalhar não vale a pena perder muito tempo com pesquisa de zonas, a não ser pelas ligações como referi atrás, pois só depois de ter um destino para onde ir diariamente é que valerá a pena entrar em compromissos como tenancy agreements e afins e tentar ficar numa zona especifica. No nosso caso eu vim primeiro e depois na zona onde encontrei trabalho foi para onde a CR veio procurar emprego - possível resultado prático - custos reduzidos ou nulos com transportes que pode ser uma despesa considerável no Reino Unido.
caso prático - em Londres comecei em Lewisham (extensa rede de transporte para dentro e fora de Londres) - 15 a 20 minutos de DLR e comboio do centro de Londres. Na minha 2ª semana lá decidi fazer mais um curso em Londres. Todos os dias para Liverpool Street para um curso "noturno" (que aqui é das 5 às 9) para deixar os dias livres para possíveis entrevistas. O percurso de 50 minutos de bus custou-me numa semana o mesmo que custaria cada viagem de DLR mais comboio para o mesmo sitio.
reality check sobre alojamento - para os primeiros tempos terão que considerar alojamento partilhado, house shares...ou isso ou studios do tamanho de armários com rendas absurdas em especial dentro ou nas proximidades de Londres. Cada qual com a sua experiência mas house share não é nada a temer e nos primeiros tempos enquanto não fazem o vosso "primeiro milhão" será a melhor hipótese de ter uma casa digna desse nome.

0 comentários:

Post a Comment