25 April 2015

25 April 2015

25 abril - portugal país de ferias

Paulo Portas diz:

“Portugal está manifestamente na moda e eu acho que o turismo é sustentável, para além da moda, em Portugal. Há muito boas razões para vir ao nosso país»,
“Tem sol, tem oceano, tem rio, tem praia, tem golf, tem 'shopping', tem 'surf', tem gastronomia, tem património, tem história, tem boas vias de acesso, é um país hospitaleiro, os portugueses acedem com facilidade a línguas», sustentou, questionando quantos países podem oferecer tudo isto ao mesmo tempo.”

Eu digo:

Portugal tem familias desfeitas, pais que aos 50, 60, 70 anos de idade nunca imaginaram que iam estar sozinhos, sem os filhos para almocar ao domingo, sem os genros para ajudar naquela ida ao mecanico e sem os netos para passear na praia ou jogar a bola ao sabado no club local. Familias de 3 que agora sao 2, porque o pai teve de sair do pais para trabalhar. Tem animais de estimacao que ficam para tras sem perceber porque. Portugal tem quem nao tenha direito a subsidios de desemprego ou sociais ou alguma ajuda do estado. Tem quem quer trabalhar e nada arranje e apesar de ja terem descontado para a seguranca social desde os 10 anos de idade agora nem direito a uma reforma de jeito tem. Portugal tem pessoas de 40 anos que ja nao servem para trabalhar.

Portugal tem muito lucro em muitas areas, nao so no turismo, mas tem acima de tudo o lucro a cair sempre nos bolsos dos mesmos.

Programas para emigrantes voltarem? Emigrante volta quando achar que tem de voltar. Portugal tem estagios para oferecer. Portugal tem ordenados que permitem sobrevivier e nao viver.

Eu queria voltar, quanto mais viajo mais vou chegando a conclusao que muitas das coisas que me atraem em viagem, Portugal tem, mas…..…

Acredito que a vida em Portugal continua, uns melhor, outros pior, mas hoje o sentimento é de injustiça e não de liberdade, o quao tantos tem ou roubaram contra aqueles que tudo perdem todos os dias.

Como a Joana que mora Oxford há 5 anos disse: “Portugal é bonito, tem pessoas muito bonitas e tem uma forma de estar e uma personalidade muito atraentes, mas... é um país de férias."
 
Fotos nossas de Portugal de quando moravamos la (2005 - 2011), infelizmente são poucos os sitios que tivemos a oportunidade de visitar.


Vila Praia de Ancora
 
 
Vila Nova de Cerveira
 
 
Praia da Rocha, Algarve
 
 
Madeira
 
 
Praias de Vila Nova de Gaia
 





 
Lisboa
 

 
Quarteira, Algarve
 

 
Porto
 






 
Baby cat a "festejar" a sua pouca liberdade á janela:
 
 



3 comments:

  1. Olá CR & MP,

    Mais um excelente post que subscrevemos na totalidade.. é curioso ,hoje data em que se festeja a (suposta) liberdade assistir ao nosso povo com níveis de "desesperança" elevadissimos.A minha área sempre foi ligada de alguma forma á economia e tenho perfeita noção de que o nosso querido Portugal não se irá reerguer tão cedo desta crise. Talvez mais uma década de (utilizando a vossa expressão ) estágios que conduzem ao desemprego e a contratos de trabalho precários e mal pagos(500€) para os jovens. Quanto aos não jovens (toda a gente acima de 25...) já nem vale a pena falar.

    Enfim, de certa forma creio que temos de agradecer ás politicas dos sucessivos governos. Estranhamente não fossem eles, e nós os dois não seríamos forçados a sair do país ..Ainda bem que o fizeram (ironia) .Assim pudemos constatar que existem sociedades mais bem estruturadas, países com uma economia estável, onde os cidadãos são uma mais valia para a sociedade e são remunerados de acordo com aquilo que conseguem dar á empresa. Foi o nosso caso felizmente.

    Um excelente fim de semana ;)

    P & P

    ReplyDelete
  2. Ola P&P
    Ainda no outro dia pensei em voces, espero que a mudança tenha sido como esperavam e esteja tudo bem :)
    Bjinho

    ReplyDelete
  3. Olá CR e MP,
    Obrigado pelo incentivo!
    Temos andado cá e lá.. de facto existe muita coisa a fazer (moradas,contas bancarias, NI number, contrato de trabalho,etc) mas já temos tudo alinhavado e só estamos a aguardar resposta do County Council para saber quando começar a trabalhar. Mas esperamos mudar definitivamente agora até final de Maio.Desta vez só com bilhete de ida :)

    Iremos ficar em Winchester, que fica no Hampshire.

    Tentaremos dar noticias e ir mantendo o contacto :)
    Obrigado,
    P&P

    PS: amanhã de manhã vamos testar os smoothies na Bimby :)

    ReplyDelete