3 May 2014

3 May 2014

discriminacao

MP here.
aqui no UK orgulham-se, dizem eles, do seu multiculturalismo e de acomodar diferentes racas, credos, etc, pacificamente.
Isto na teoria é muito bonito mas a verdade é que quando esta tolerancia vai além de onde devia ir cria-se o que se classificaria como discriminacao positiva mas que nem sempre o é (positiva).
A discrimicao que a CR se refere, nao se refere directamente a nos, vem por exemplo de, ao contrario do que aconteceu em Franca em que se baniu o uso de vestuario, em locais publicos, que tape completamente a cara, aqui tal coisa é  impensavel e qualquer comentario nesse sentido sera seguido de acusacoes de racismo, intolerancia religiosa, etc e sera considerado um atentado a liberdade religiosa das minorias e se eu sequer me atrevo a por isto por escrito aqui é na confianca que o idioma impedirá intepretacoes erradas.
O problema é que do outro lado, volta e meia acontece que alguem, num exemplo recente uma professora ou enfermeira, ja nao me lembro bem, é suspensa ou despedida por ter um crucifixo ao pescoco e nao, nao estamos a falar de nenhum tijolo, mas de uma coisa simples e minima, do genero que muitos de nos usavamos por altura da comunhao solene ou assim.
Mais recentemente e aqui ao lado um idiota qualquer do Council de Oxford nao emitiu as licencas para a procissao de pascoa a tempo e esta teve que ser cancelada porque pensou que Passion of Christ era um espectaculo de sexo ao vivo!
Noticia no independent
E depois isso é outra coisa, as licencas...é preciso uma licenca para pedir uma licenca. normalmente resulta bem, por exemplo, public consultation e assim em que os residentes locais sao consultados antes de por exemplo a tesco abrir mais uma superstore nova do tamanho da aldeia toda, mas voltando atras, algumas coisas, como estas recentes do crucufixo e da pascoa, no pais dos cavaleiros templarios e das primeiras cruzadas fica dificil de perceber.
Nao se trata de nenhuma guerra santa nem nada do genero mas eu vim para ca consciente das diferencas culturais e com a mente aberta para me adaptar mas todos os dias vemos situacoes de pessoas a impor-se e a impor a sua cultura e os locais é quem tem que se adaptar.
A meu ver estes atritos, que nao podem ser referidos em publico, comecam a acumular nas pessoas mesmo que nao o queiram admitir e depois vao-se encontrado escapatorias em quem, como os locais, esta disposto a se adaptar e assim se ve a recente paranoia com fazer parte da UE ou sair da UE, da suposta imigracao europeia descontrolada e como os europeus roubam os empregos porque trabalham quase de graca, quando existem mais de meio milhao de ilegais no pais que nao sendo europeus, conseguiram entrar no UK e conseguem assim ter acesso aos outros paises da europa tudo por nao ha um controlo efectivo de fronteiras aqui.
Ninguem espera um sistema perfeito e ja muito bem vai funcionando aqui com tanta gente de tanto lado diferente mas como sociedade há muito por onde melhorar, mas sinceramente onde nao há actualmente....

0 comentários:

Post a Comment