16 May 2014

16 May 2014

custo de vida

Londres é caro:

http://www.dailymail.co.uk/news/article-2534505/Welcome-London-expensive-city-world-Soaring-rent-petrol-prices-drive-capital-New-York-Paris-terms-costs-essentials.html

Tendo em contas que os ordenados sao melhores que em Portugal, e tudo uma questao de perspectiva.

Nos nao moramos em Londres, mas a principal diferenca a mim parece-me ser no valor das rendas/casas e contas que estejam associadas a mesma. Fica aqui um resumo das depesas mensais que penso serem comum a todos:

Renda Casa – depende da zona, tipologia, numero de pessoas, partilhada/nao partilhada…quanto mais perto do centro mais caro e menos espaco. Quanto mais longe do centro mais barato, casas melhores mas acresce transportes caso se trabalhe no centro.

Council Tax – valor depende da zona
https://www.gov.uk/council-tax/working-out-your-council-tax

TV License – pode ser pago em prestacoes mensais
http://www.tvlicensing.co.uk/

Net - Existem operadoras com opcoes de TV+telephone fixo+net – nos nao temos, acho que os canais normais chegam. Nos nao pagamos pela internet, usamos uma opcao que se chama Fon hotspots – basicamente alguem em Portugal que tem tv por cabo cria uma conta online e podemos usar esse acesso em qualquer parte do mundo, desde que apanhe sinal wifi. Nao sou de muitas tecnologias, mas acho que é assim que funciona.

Electricidade - Varios operadores – nos optamos por um valor fixo mensal, mas € preciso comparer fornecedores e pacotes

Telemovel - Varios operadores – depende das necessidades de cada um – por exemplo o nosso 12£/mes 250 minutos + sms e net ilimitada e sem contrato com a giffgaff

Comer – depende do supermercado que se usa, aqui existe algum preconceito sobre onde ir e certas zonas (tipo a nossa) podem tentar impedir o Lidl de abrir na cidade por exemplo, uma questao de status dizem… Existem montes de promocoes e sites para comparar precos (mysupermarket). Nos fazemos maioritariamente compras online com entrega. Depende mesmo de cada um.
Rank de supermercados do mais barato para o mais caro temos: Aldi. Lidl, Tesco, Asda, Sainsbury’s, Waitrose, Marks&Spencer… (existem muitos mais).

Comer Fora – tal como em Portugal ou outro sitio depende do sitio a que se vai, pode-se comer a precos acessiveis mas tambem muito caro. Bebidas (alcool) sao exageradamente caras (o que nao os impede de estar bebados as 18h30).

Saidas – existem muitas opcoes gratuitas onde ir passear (parques, museus). Cinema so em dias de promocao.

Transportes – nao sou perita pois o meu bus para o trabalho é gratis, mas passe mensal parece-me a melhor opcao. Autocarro em vez do metro tambem ajuda a reduzir custos. Bicicleta tambem me parece ser uma opcao para muitos (mas nao muito segura no centro da cidade de Londres me parece, tendo em conta o numero de acidentes que ainda se registam).

Neste momento a não ser que um de nos tenha de trabalhar na cidade de Londres não considero mudar, morar fora da cidade também tem os seus beneficios, principalmente tendo a oportunidade de também trabalhar fora e nao ter o stress dos transportes publicos por exemplo. Também nos disseram que um apartamento do tamanho do nosso e pelo preco que temos era impossivel, por isso eu recomendo claro e sempre que possivel/compense morar nos arredores. Ouvir os passarinhos de madrugada na janela do quarto é tao bom... :)


Por curiosidade fica aqui um mapa de zonas, tube e national rail:
 

3 comments:

  1. Bom post mas parece-me importante referir que o valor fixo de gas e luz nao é independente do que se gasta ou de aumentos nos precos e é preciso dar leituras e ler as facturas para evitar surpresas. Beijinhos

    ReplyDelete
  2. Obrigadas Sofia :)
    Esqueci-me também de mencionar um site que usamos para pesquisar preços de propriedades: http://www.rightmove.co.uk/

    ReplyDelete
  3. Olá CR,

    Bom post. E o talão de compras ajuda a referenciar preços de produtos :)

    P&P

    ReplyDelete