27 November 2015

27 November 2015

descontos comboio

O Reino Unido é viciado em petroleo. O vicio de ter um, dois ou mais carros é muito pior que em Portugal, especialmente tendo em conta o tamanho e capacidade do caminho de ferro e a quantidade de operadores concorrentes.
Parei de contar aos 30 mas a lista esta no link
https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_companies_operating_trains_in_the_United_Kingdom

As linhas estão distribuidas pelo Pais de norte a sul sendo algumas areas melhor servidas que outras mas os serviços incluem linhas de alta velocidade, existentes, em construção ou em projecto, internacionais, nacionais, regionais, locais e serviços urbanos como metro.


pic:wikipedia
Apesar da concorrencia, viajar de comboio não é barato, em especial no sul e em especial se a viagem incluir alguma parte via Londres.

Existem no entanto vários tipos de descontos, seja com railcards, comprar bilhetes menos flexiveis e com antecendencia ou season tickets (passe annual, mensal...)

Existem multiplos Railcards sendo que estes tem um custo, actualmente £30 por ano mas o desconto que se consegue em troca paga o railcard nas primeiras 2 ou tres viagens dependendo do trajecto.

Os railcards só compensam para viagens de lazer ou off peak. Em horas "peak" não ha descontos. Aí compensa comprar com antecedencia ou se a viagem for frequente um season ticket.

Actualmente temos o Two Together. Este implica termos que viajar juntos quando usamos o railcard que so sendo aplicavel a viagens de lazer ja seria o caso de qualquer maneira. Este cartão dá desconto em toda a rede nacional.
Antes tinhamos o Network Railcard que dava desconto mesmo a viajar sozinhos mas o desconto aplicava apenas à rede do operador a que comprasse o railcard.

Existem outros, como na imagem abaixo, cada um com o seu publico alvo.


pic: nationalrail.co.uk

Exemplo: Maidenhead - Londres - Maidenhead
 
pic: nationalrail.co.uk
O melhor recurso para pesquisar sobre comboios - horários, preços, etc é o site official do National Rail - http://www.nationalrail.co.uk/
mas depois há varios sites onde comprar bilhetes, pacotes de ferias além do site de cada operador onde se pode comprar bilhetes para qualquer rota mesmo que nao seja desse operador.

MP
pic: telegraph.co.uk

0 comentários:

Post a Comment