6 September 2015

6 September 2015

trocar carta de condução portuguesa pela inglesa

Para quem está a pensar trocar a carta de condução portuguesa pela inglessa fica aqui o que fizemos. O processo é feito pelo correio e apesar de inicialmente ter ficado com medo de enviar o meu documento de identificação original + carta de condução pelo correio, na verdade não há problema, pois funciona e é tudo devolvido direitinho.

Como fazer?

1 - Pedir o formulário online - D1 Pack - Application for a driving licence for a car, moped or motorcycle - https://forms.dft.gov.uk/order-dvla-forms/

2 - Receber o formulario em casa por correio

3 - Preencher o formulario

4 - Devolver o formulário + BI/passaporte + carta de condução portuguesa + 1 foto tipo passe + cheque ou vale postal de 43£ para o endereço indicado no formulário - SA99 1BT (enviar com carta registada para vossa segurança e poderem ver quando e se foi entregue)

5 - A nova carta de condução + BI/passaporte são devolvidos em 3 semanas pelo correio

 

Useful Info:
https://www.gov.uk/browse/driving/driving-licences

Use this tool to see if you can drive in Great Britain with your non-GB driving licence:
https://www.gov.uk/driving-nongb-licence

Find out how to exchange your non-British driving licence for a British licence:
https://www.gov.uk/exchange-foreign-driving-licence

Posso conduzir sem carta?
Não - se extivermos a trocar a carta de condução portuguesa pela inglesa pela primeira vez
Sim - se já tivermos número de carta de condução inglesa e estivermos sem carta porque estamos a actualizar dados, por exemplo, a morada, neste caso podemos conduzir sem carta e em caso de sermos parados pela policia, apenas da-mos o nosso numero de carta.

 
Nota - os anos de carta ficam iguais, se tiraram a carta em 2000, tem 15 anos de carta, e isso mantem-se igual, o verso da carta inglesa vai ser igual ao da carta portuguesa, não há alteração.
E é esta informação que devem dar por exemplo no seguro do carro, tem 15 anos de carta, independentemente de terem data de emissão deste ano, o que conta para seguro é o número de anos a que tem a carta, e isso vê-se no verso da carta. Falo nisto porque alguns simuladores de seguros podem ser confusos, pois mencionam issue date. E se derem a issue date do ano que renovaram a carta vão ser considerado novos condutores (com penalização no valor do seguro). Mas se lerem bem a info sobre o que é a issue date, ai sim, a explicação diz para ver a data no verso da carta. Que é logicamente e efectivamente o tempo de experiencia que têm como condutores. E isto não pode ser retirado so porque se trocou de carta portuguesa pela inglesa.

Caso no futuro decidam voltar para Portugal é possivel voltar a trocar a carta inglesa pela carta de condução portuguesa. Liguei para Portugal a confirmar esta situação, e disseram que basta ir a um balcão de atendimento (IMT) e pedir para reabilitar a carta portuguesa.
 

57 comments:

  1. Mais um post super útil :)
    Obrigado pela partilha

    ReplyDelete
  2. Olá CR & MP,

    Parabéns por mais um post prático e útil. De facto, esta questão já nos tinha passado pela cabeça.. Será que temos de trocar, haverá vantagens/desvantagens associadas?

    100 % esclarecidos ;)

    Keep it up,

    P &P

    ReplyDelete
  3. Obrigada pelos comentarios :)
    Nao acho que haja propriamente vantagens ou desvantagens, o importante é mesmo os nossos dados estarem corretos, mas uma das vantagens que vejo é ter efetivamente um documento fisico ingles que prova que moramos ca :)
    Esqueci de mencionar que caso alterem a vossa morada fiscal de Portugal para o UK, ou caso deixem de ter casa em Portugal, tendo a morada portuguesa na carta de conducao vao ficar com os dados incorrectos na mesma. Nos alteramos a nossa morada no cartao de cidadao (que automaticamente altera tambem nas financas) para a morada de ca quando deixamos de ter casa em Portugal, por isso era importante ter ambos os cartoes em sintonia. Caso fossemos conduzir em Portugal com os dados da carta errados podiamos correr o risco de ter multa :s

    ReplyDelete
  4. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  5. Ola Joana.
    Para trocar a carta portuguesa pela inglesa tem de normalmente residir no UK por mais de 185 dias. No formulário é preciso dar a data de entrada no país.
    O formulário pode ser pedido pela internet a qualquer altura, e é enviado por correio com todas as informações necessárias.
    Espero ter ajudado.
    Bjinho

    ReplyDelete
  6. Boa noite,so uma pergunta,a diferenca entre carta portuguesa tirada em Portugal e carta tirada no outro pais(fora da UE) mas trocada pelo carta portuguesa,se pouco condusir ca na mesma,ou trocar pela carta inglesa?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Hik
      Se trocou a sua carta estrangeira por uma portuguesa passa a ter carta da UE logo pode conduzir cá e trocar por uma inglesa conforme o processo explicado no post.

      Delete
  7. Muito obrigado pelas informações, foram muito uteis!!!!!

    ReplyDelete
  8. Boas queria saber se com a carta portugesas de carro posso conduzir uma mota 125cc na inglaterra?

    ReplyDelete
  9. Boas queria saber se com a carta portugesas de carro posso conduzir uma mota 125cc na inglaterra?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola. as categorias que tiver na carta Portuguesa mantem-se na renovaçao. Se nao tiver carta de motas portuguesa teria que tirar a carta aqui para conduzir legalmente. MP

      Delete
    2. António sim podes conduzir uma 125 sem problemas.

      Delete
    3. Precisa de tirar o CBT no Uk

      Delete
  10. Muito útil obrigado pelo vosso trabalho

    ReplyDelete
  11. Ola, somente para confirmar, troquei minha carteira de motorista brasileira pela carta de conducao portuguesa, eu posso trocar essa mesma carta de conducao pela Driving license na inglaterra normalmente?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Jose. Imagino que o processo seja o mesmo. Tendo em conta que o que tem na sua posse agora é uma carta de conduçao portuguesa não fara diferença que antes tenha tido uma brasileira ou não.
      Mas o melhor sera sempre confirmar - nos links que deixei no post deve de haver algum contacto que possa usar.
      Boa Sorte, tudo de bom.
      CR

      Delete
    2. Infelizmente não pode...para o UK conta o país onde fez os testes práticos e teóricos.

      Delete
  12. Ola, somente para confirmar, troquei minha carteira de motorista brasileira pela carta de conducao portuguesa, eu posso trocar essa mesma carta de conducao pela Driving license na inglaterra normalmente?

    ReplyDelete
  13. Gostaria de saber se é possível trocar minha carta.... eu troquei a brasileira na portuguesa e gostaria de trocar na inglesa, minha carta e igual a portuguesa muda nada.. uns me disseram que não troca outros me disseram que Troca, pelo fato de eu estar usando ela mais de 4 anos no país. Oque você acha ? Obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Alessandro. Imagino que o processo seja o mesmo. Tendo em conta que o que tem na sua posse agora é uma carta de conduçao portuguesa não fara diferença que antes tenha tido uma brasileira ou não.
      Mas o melhor sera sempre confirmar - nos links que deixei no post deve de haver algum contacto que possa usar.
      Boa Sorte, tudo de bom.

      Delete
    2. boa tarde Alessandro tudo bem me fala uma coisa você conseguiu fazer a troca da sua carta pela inglesa ,também tenho quero troca a minha gostaria de saber informações de como faz

      Delete
  14. E se eu trocar a carta para a inglesa . Quando for a Portugal de férias posso conduzir no nosso país com a mesma?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Fabio.
      Com a sua carta portuguesa pode conduzir em Inglaterra? e em Espanha? e em França? é a mesma coisa certo?
      bjinho

      Delete
  15. Olá
    Se mudar a carta de conducao Portuguese para inglesa e continuar com morada Portuguese no Cartao de cidadao, Pode haver problems?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola. Pode ter problemas quando for conduzir em Portugal. Segundo sei a morada tem de ser a mesma em todos os documentos.

      Delete
  16. eu queria saber o seguinte ja moro aqui na inglaterra e tenho uma carta provisoria a lane mais quero fazer a carta portuguesa sera que quando for trocar pela inglesa da algum problema?

    ReplyDelete
  17. Não tendo a carta portuguesa porque a perdi mas tendo um comprovativo do imtt passado exclusivamente para poder trocar a carta para a inglesa como devo fazer? O processo e exatamente o mesmo? Será que não vão implicar de não ser a carta mesmo? E será que tem de ser traduzida antes de enviar os documentos? Tenho grandes dúvidas obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Nuno. Terá de ligar para lá e perguntar. Eu apenas sei aquilo que fiz para o meu caso.

      Delete
  18. Muito obrigado pela atenção. Agradecido pela resposta .irei ligar sim obrigado

    ReplyDelete
  19. boa noite,eu tenho uma duvida,ao enviar a minha carta portuguesa ela fica la retida e eles mandam a iglesa ou enviam as duas?? acho que nenhum pais tem autoridade para ficar com o documento legal de outro pais pelo menos isto acontece em portugal! tambem ouvi falar de um metodo chamado "contra-parte" nao sei se sabem algo em relaçao a isso ?

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola. A carta portuguesa fica retida e só a inglesa é devolvida. Quanto ao restante também não sei o que é isso :)

      Delete
    2. Quando troquei minha carta de condução brasileira pela portuguesa. A do Brasil ficou retida. Um policial português me alertou que não podemos ter as duas cartas em nenhum país.

      Delete
  20. Pelo que sei eles enviam a inglesa e retêm a portuguesa para posteriormente enviarem para Portugal. Em relação ao método contra parte não sei a que se refere sinceramente para mim é novidade

    ReplyDelete
  21. muito obrigado pela partilha! seria possível me dizerem como fazer para obter um vale postal em uk??

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Luis. O vale postal tem de ser comprado num posto dos correios (Royal Mail).

      Delete
    2. qual é o nome que dão a um vale postal aqui em uk? obrigado. desculpem a ignorância mas sou novo por cá ;)

      Delete
    3. Postal Order - os termos em inglês aparecem no formulário...

      Delete
  22. Estou banido para dirigir em UK pois devido a speeding fui banido
    Tenho um mês para terminar o banimento. Posso transferir minha carteira brasileira para Portuguesa
    e continuar dirigindo aqui em uk? Grato

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá. Lamento mas não tenho conhecimento sobre essa situação, apenas posso comentar baseada na nossa experiência. Boa sorte.

      Delete
  23. Eu tenho a carta Italiana, mas esta vencida desde 2011 (emitida em 2001)... Para renova-la na Italia eu teria que fazer residencia la novamente, ou seja, informar que estou morando e aguardar dias ou semanas para que que o vigile va ao endereço confirmar que estou la, ou seja, um porre.... Se eu enviar ela vencida, eu sei que a pergunta parece estupida, mas alguem ja ouviu ou viu algo sobre?

    ReplyDelete
  24. Quantos as Varias duvidas sobre a troca da Brasileira pela Tuga e depois pela UK, acho que nao eh possivel, vejam este site: http://europa.eu/youreurope/citizens/vehicles/driving-licence/driving-licence-recognition-validity/index_pt.htm

    Reconhecimento de uma carta de condução da UE emitida em troca de uma carta de condução de um país que não pertence à UE
    Se tem uma carta de condução da UE emitida em troca de uma carta de condução de um país que não pertence à UE e quer mudar-se para outro país da UE com a sua nova carta, não pode partir do princípio que essa será reconhecida nesse país. Essa decisão cabe a cada país da UE.

    Deve informar-se junto das autoridades do seu novo país de residência das condições aplicáveis ao reconhecimento das cartas de condução de países que não fazem parte da UE.

    A carta de condução da UE que lhe foi entregue em troca da carta de um país que não faz parte da UE deve conter um código que indica o país onde foi emitida pela primeira vez (por exemplo: 70.0123456789.NL).

    ReplyDelete
  25. Boa tarde. Quando trocas carta de conducao Brasileira pela Portuguesa, vem embutida um codigo 12 por exemplo: 60(014784421970/BR)(os numeros foram trocados para servir de exemplo). Segundo algumas pessoas, esse codigo confirma que a carta ja foi trocada de um Pais non-EU para um Pais EU e consequentimente, ao tentar trocar pela Inglesa, ela sera recusada. Caso consiga remover esse codigo 12 ( ficaria sem restricoes ) seria entao possivel a troca da Portuguesa pela Inglesa ? Muito obrigado

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola. Lamento mas não saberei responder a esta questão. Ia sugerir contatar o IMT em Portugal, acho que eles saberão o que poderá fazer.
      Boa sorte :)

      Delete
  26. Gostava de saber se alguém pode me informar fiz 50 anos tenho q renovar minha carta portuguesa será que posso fazer isso aki pelo Post Office???

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Ada. Duvido que possa renovar a carta portuguesa no Royal Mail... mas o melhor é ligar para as entidades competentes e questionar. Boa sorte

      Delete
  27. Olá gostaria de saber se na realidade temos que alterar ou é opcional passar a carta de condução para inglesa. E se não for qual a vantagem de o fazer. Obrigada

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Sandra. A morada do cartao de cidadao/fiscal devera ser a mesma morada que consta na carta de conducao... dito isto cada um sabe das suas circunstâncias... mas nao, nao é obrigatorio trocar, pode-se conduzir com carta de condução portuguesa em todos os paises da UE. Pode fazer uma simulação do seu caso no site do governo.

      Delete
  28. Boa tarde, meu primo tem carta portuguesa pesados e nem reparou que caducou, ele pode usar a ligeiros ou perdeu a carta? Ele não esta a conduzir

    ReplyDelete
  29. This comment has been removed by the author.

    ReplyDelete
  30. Ola ao trocar a licensa eles acendem aos dados em portugual da carta ou destroi ela e simplesmente fazem um novo com os dados daqui e destroi a portuguesa?

    ReplyDelete
  31. Emagina tenho problemas em Portugal estou aqui a viver se quiser mudar o ducumento eles terao acesso a portugual para a troca?

    ReplyDelete
  32. Obrigada a todos pelos vossos comentarios. Para esclarecer as vossas duvidas e melhor contactarem diretamente a DVLA:
    https://www.gov.uk/browse/driving/driving-licences

    ReplyDelete
  33. Boa noite uma carta trocada em Portugal pode ser trocada em londres???

    ReplyDelete
  34. Estão a dizer que não se pode conduzir se for a primeira vez que pedimos a substituição. Então como é que é suposto ir para o trabalho e fazer tudo o resto se não houver transportes??? Eles deviam dar um papel que possamos mostrar as autoridades não?

    ReplyDelete