23 November 2010

23 November 2010

dúvidas...

A dúvida não é sobre ir ou não ir...
A questão é que apesar dos salários baixos e poucas ou nulas perspectivas de carreira estamos os 2 empregados. Infelizmente o estado deste país e a politica de terror imposta é tal que cria-se este sentimento de sermos abençoados por simplesmente estarmos empregados mesmo que num beco sem saída.


Os contratos que actualmente temos implicam indemnizações em caso de despedimento mas por outro lado obrigam a pré-avisos de meses em caso de rescisão da nossa parte, bem como temos muitas (as normais, "muitas" apenas considerando os ganhos) e variadas despesas mensais pelo que a sair convinha ser para algo concreto e não apenas na esperança de algo melhor mas sem nada que implique entrada de dinheiro. Se durante um mês ou dois ainda é viável aguentar a despesa sem entrada de dinheiro, um terceiro mês sem um dos rendimentos a entrar já complica as contas e o cumprimento dos compromissos.


Apesar de tudo o despedimento não é algo que neste momento se apresente como a ser considerado, mas como já fomos surpreendidos uma vez nada impede de acontecer novamente.
Rescisão de contrato sem pré-aviso implica sair com uma mão à frente e outra atrás, o que não tinha problema nenhum se começasse dentro de 1 semana ou assim noutro sitio.
Dar agora um pré-aviso de 2 meses à empresa? Ia dar ao mesmo porque tinha que cá estar esse tempo a trabalhar e procurar emprego de cá como já faço actualmente.

Como já li em vários sítios e como verifico ser verdade, as empresas não perdem muito tempo com candidatos que não estejam lá a morar e preferencialmente com experiência de trabalho local. Mesmo assim já consegui que algumas empresas de recrutamento enviassem a minha aplicação a alguns clientes mas infelizmente o interesse não passou da empresa de recrutamento.

E agora? A vontade é muita mas e o resto? Eu ia. Ou melhor, eu vou mas se não surgir nada o que posso fazer mais?

Aceito criticas, preciso delas. Perspectivas, opiniões, pontos de vista diferentes que me ajudem a pôr as coisas em perspectiva

2 comments:

  1. Olá CR & NP,

    Visto estar para breve a nossa mudança para terras de sua majestade, decidimos ler de novo o vosso blog. De certa forma ajuda-os a ultrapassar alguns receios habituais. Aproveito para transcrever esta vossa passagem "Infelizmente o estado deste país e a politica de terror imposta é tal que cria-se este sentimento de sermos abençoados por simplesmente estarmos empregados mesmo que num beco sem saída." Esta é uma afirmação vossa do estado do país em 2010.. Ou seja, passados 5 anos nada mudou e até piorou..

    Se por um lado é necessário ter coragem para partir, acredito que também é necessário ter coragem para ficar...

    Custa-nos ver assim o nosso povo...

    Enfim, a nós dá-nos um pouco mais de coragem para seguir em frente com os nossos planos .

    Keep it up :)

    P&P

    ReplyDelete
  2. Arriscar é viver! Há coisas que só vamos saber como vai ser se as vivermos. Acredito que as coisas quando são feitas com planeamento e vontade correm bem. Acima de tudo é preciso também não ter medo de voltar atrás ou vergonha se as coisas não correrem como esperado. Jamais motivaria mudanças irreais ou imaturas e não me parece que seja o vosso caso :)

    ReplyDelete