28 February 2015

28 February 2015

arranjar trabalho em Londres quando ainda em Portugal?

Mais uma vez esta provado, é possivel arranjar trabalho em Londres quando ainda em Portugal.
Ja aqui haviamos relatado que o mesmo tambem aconteceu ao MP, fez uma entrevista telefonica e outra presencial e teve proposta de trabalho (que recusamos na altura), e agora a minha geek sister passou 2 semanas a mandar CV’s para ca e a fazer entrevistas no skype, resultado: proposta de trabalho aceite.
Acima de tudo é preciso ser-se bom (modestia a parte ela ter os mesmos genes que eu), mas é verdade. Ser um professional qualificado, com experiencia relevante na area que se pretende trabalhar, saber o que se quer e ter motivacao. O processo dela passou por enviar o CV dela para uma oferta, dai os recruiters passaram a enviar ofertas todos os dias ao ponto de ela se ter arrependido de comecar a procurar antes de vir. Acho que depende de area para area/empresa para empresa, mas no caso dela fez apenas entrevistas no Skype e completou os exercicios propostos pela empresa - ela é da area dos computadores.
Infelizmente a receita nao funciona para todos, principalmente para quem quer fazer qualquer coisa ou nivel de ingles é pouco ou nenhum, de qualquer forma fica aqui o testemunho.

Mais alguem por ai com experiencias semelhantes? Deixem aqui o vosso testemunho!

Dica do Mes:
  • Ter um bom CV – na area do computadores é importante ter um CV original que chame a atencao (o CV europeu nao funciona ca em area nenhuma)
  • Contactar agencias/empresas da area que se quer e nao dispersar muito
  • Estar motivado, mostrar vontade e iniciativa – nao, nao quero dizer ser escravo, isso ja nao se usa ca
  • Ter objetivos claros do que se quer e ser persistente
  • Ter o perfil de LinkedIn actualizado – aqui é costume as empresas passarem neste site a espreitar
O mes de Fevereiro acaba cheio de boas noticias; novos trabalhos (MP), aquisicoes, promocoes e bonus (CR), propostas de trabalho e mudancas de pais para a irma (CR2). Agora é tempo de ver as minhas receitas de assado para os domingos quando tiver familia ca em casa :) e para celebrar um vinho de Boa Sorte para todos.



2 comments:

  1. Olá CR & MP,

    Estamos completamente de acordo com o vosso post. No nosso caso, a única observação que posso adiantar é sobre a utilização do Linkedin como ferramenta de apoio.
    Dessa forma a nossa estratégia utilizada foi manter muito bem actualizado e apelativo o CV no Linkedin. Isso não basta claro. Depois entra a gestão da venda de vocês próprios aos possiveis empregadores. Como?
    Novamente, no nosso caso escolhemos os empregadores(Managers, Team Leaders e Directors) das areas de trabalho ( e de area geografica tb) onde gostariamos de trabalhar. Enviámos um convite para os seus perfis apresentando-nos e referindo em poucas linhas (para não ser maçador) o nosso percurso profissional, e que devido á sua experência gostariamos de obter conselhos e/ou dicas sobre para onde encaminhar o nosso CV.Em alguns casos não obtivemos resposta, mas em outros aceitaram a conexão para a rede Linkedin(enviar pedido sempre prévio a email privado, dá tempo para a pessoa ver o vosso perfil antes de vos responder) e nos responderam demonstrando disponibilidade para receber o nosso CV diretamente. No nosso caso estamos a fazer entrevistas skype e algumas faremos fisicamente na proxima semana tambem devido a esta postura no Linkedin. É muito importante termos uma boa rede de contatos nesta rede profissional e escolhermos acima de tudo quem aceitamos e qual o objetivo final. Os nosso amigos e familiares são sempre bem vindos, até porque nos podem ajudar com os endorsements e recommendations, mas dificilmente nos conseguirão arranjar trabalho. Daí a necessidade constante de diariamente irmos em busca de possiveis empregadores e/ou agencias de recrutamento.
    Esperamos ter contribuido com algo.

    E parabéns pelo vosso sucesso neste mês de Fevereiro!

    P & P

    ReplyDelete
    Replies
    1. Obrigada pela contribuicao :) e boa sorte para as entrevistas!!

      Delete