16 March 2012

16 March 2012

from your majesty's land

We arrived yesterday afternoon :) 8 hours after leaving home... sounds strange, but it is true.
Elas não estão muito satisfeitas, mas teve de ser, o que é que ia fazer a duas gatas que considero da família... fico contente por saber que não somos os únicos... o animal reception center estava cheio de pessoas à espera de levantar os seu amigos... também não deixa de ser verdade que não é para qualquer um, todo o processo não é propriamente em conta, e felizmente tivemos a possibilidade de o fazer, agora é só esperar que recuperem do processo, comam, cheirem e dormam tudo (isto tendo em conta que um gato dorme aproximadamente 20 horas por dia, e que ontem não pregaram olho a madrugada toda e o dia todo, e ainda levaram um banho à chegada, neste momento só levantam á força e quase adormecem na casinha).
Quanto a mim, começa a saga de procura de emprego, e a saga de perceber o que "eles" dizem.



11 comments:

  1. Bem vinda! =D

    Posso perguntar como foi todo esse processo de trazer as gatinhas? Queria ter trazido a minha mas assustaram-me logo quanto à entrada dos animais no Reino Unido, por isso deixei-a lá. =X

    Beijinho e boa sorte!

    ReplyDelete
  2. Olá Erika.

    Antes de Janeiro de 2012 o processo era diferente e talvez um pouco assustador sim. As nossas estavam prontas a vir de qualquer maneira, visto que começamos a pensar nesta mudança em 2009, e na altura a primeira coisa que fizemos foi tirar-lhe sangue para analisar para termos um documento em como não tinham raiva no sangue, após essa resposta tinha-se de esperar 6 meses até poderem viajar.

    O que fizemos na altura foi isto (no veterinário local):
    Dezembro 2009 - Chip, passaporte, vacina da raiva (esperar algum tempo para se poder tirar o sangue).
    Fevereiro 2010- Análise ao sangue
    Março 2010- resultado das análises OK, e esperar 6 meses para que possam viajar. 48h antes do voo tinham também de fazer desparatização interna e externa e exame clínico a atestar que estavam ok para viajar.
    Novembro 2010+2011 (e porque ainda estavamos em Portugal) - reforço da vacina da raiva - é obrigatório todos os anos, mesmo depois da viagem.

    Agora as regras mudaram e basicamente é assim:
    - colocar o microchip
    - vacina da raiva
    - tirar o passaporte (tudo no veterinário)
    - esperar 20 dias para poderem viajar
    - já não é preciso desparatização mas dois dias antes do voo o veterinário local tem de atestar no passaporte que elas estão bem de saúde e que podem viajar (é so uma assinatura e um carimbo)
    - tratar da viagem com um agente autorizado (usamos a Intercourier, aconselhado pela propria companhia aérea) - de Portugal e para o Reino Unido só podem viajar com a BA de Lisboa, no voo de segunda a sexta das 11h, o BA0501. O agente trata de tudo, só temos de lhe enviar os passaportes digitalizados e pagar.
    - o agente trata também de arranjar uma tranportadora autorizada para o efeito e no dia do voo temos de as deixar no terminal de carga as 8 da manha e depois no destino levanta-las por volta das 16h.

    A principal diferença é o tempo de quarentena (os 6 meses) que já não é preciso e facilita muito. No entanto pode-se sempre trazer e ficam barrados à entrada, fazem tudo cá, e ficam em quarentena cá também (o que pode acabar por ser mais caro).

    Para mim o mais dificil foi mesmo o stress, é que para gatas que nunca tinham saido de casa, foi uma aventura. Nós somos do porto, por isso a aventura começou bem cedo a caminho de Lisboa. Hoje, no segundo dia, já comem e miam :)

    ReplyDelete
  3. Bom dia!

    numa pesquisa no google vim parar aqui. Vou fazer exactamente o mesmo! Levar o meu gato de Portugal para o Reino Unido usando os serviços da Intercourier que mesmo com aquele preco exorbitante consegue ser o mais barato.
    Correu tudo bem? Para levantar os animais é mesmo no aeroporto de Heatrow ou é noutro local la perto? Deram algum calmante às vossas gatitas? O veterinario diz que é melhor dar um calmante ligeiro mas ja li tanto na net que desaconselha.
    Grata pela vossa ajuda nestas questoes que me andam a perturbar.
    Obrigado
    Joana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Joana.
      Tirando o facto das minhas gatas serem umas medricas e antisociais, correu tudo muito bem e aconselho o serviço.
      O levantamento das gatas é no centro de recolha animal que pertence ao aeroporto mas que não se consegue aceder directamente através dele. Fica a uns 5 minutos de carro. A partir do momento que as entregas em Lisboa só as vês quando as fores levantar, elas saem do avião directamente para o tal centro (a transportadora envia-te a morada).
      O que eu fiz (e viajei sozinha) foi contratar um taxi que estava a minha espera nas chegadas, levou-me até ao centro de recolha e esperou por nós para nós levar a casa (80£).
      No centro só tens de dizer o teu nome e o voo em vieste e aguardar, eles lá vêm se a documentação está em ordem e se elas estão bem (eu esperei duas horas).
      O nosso vet não aconselhou dar-lhes nada, porque na verdade pode correr mal, e depois ninguém se responsabiliza se acontecer algo ao animal.
      Elas vão protegidas na transportadora e não partilham o voo com outros animais, por isso, é só o susto.
      O que aconselho é comprares no supermercado na secção dos bebes, uma cobertura tipo fralda para colocar na base da transportadora. Tantas horas sem ir a casinha e o medo do voo já se sabe o que pode acontecer :) As minhas tiveram de tomar banho logo mal chegamos a casa. Eu coloquei também uma camisola minha quentinha de pijama para sentirem um cheiro familiar.
      Eu tive muito medo, e muitas lágrimas, antes, no dia, e quando as vi a chegada, e quando finalmente chegamos a casa, mas depois de as ter aqui comigo vale tudo a pena! No dia seguinte já não se passa nada.
      Espero que corra tudo bem e se tiveres mais questões está à vontade.
      Fico contente pela atitude e depois dá notícias.
      Beijinho

      Delete
  4. Olá
    Muito muito obrigado pela resposta.
    questoes tenho eu a cabeca cheia delas so sobre este assunto. Talvez porque o meu gato tambem é extremamente anti-social e assustadiço. Vai ser um horror para ele. Mas entre isso, ou ficar para trás, vai ter de se aguentar.
    Eu tambem vou viajar sozinha, deixo-o em Lisboa la na Intercourier e depois entretanto apanho o meu aviao e chego la ainda antes de ele estar pronto.
    Ja estive a ver onde é o centro de recolha dos animais. Vou ter de ir de taxi. O problema é que a viagem ainda nao acaba aqui. Vou para Cardiff, ou seja, mais umas 2horas e meia de comboio!
    É facil encontrar uma casa pet-friendly? Pelo que tenho pesquisado na internet, casas para alugar em Cardiff, é tudo "no pets allowed".
    Obrigado
    beijo
    Joana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Joana.
      Não é fácil, e a primeira resposta que tens que é não aceitam animais, e se disseres pelo telefone à agencia já nem deixam ir ver o flat, mas é uma questão de realmente falar com as pessoas/senhorio. Nós quando viemos para cá era uma casa partilhada, logo o senhorio disse que não, no entanto o NP com o seu poder de persuação lá lhe disse que eram gatas de casa, não saiam a rua e nem iam sair do quarto, claro que não foram só sorrisos, o NP também se ofereceu para pagar mais de renda e aumentar o deposito por causa delas, as restantes pessoas da casa não se importaram (desde que não andassem pelas zonas comuns) e o senhorio aceitou.
      Agora estamos num 1 bed flat, e o criterio foi o mesmo, mais o facto de não ser mobilado, logo não têm como estragar nada que não seja nosso.
      Aqui eles têm muito a ideia que os gatos são de andar a correr na rua, e provavelmente também já tiveram más experiências com pessoas que deixavam os pets estragar a propriedade e afins.
      Na recente pesquisa que fizemos além de se pedir para aumentar o depósito da casa, também é normal ter de se comprometer em fazer uma limpeza profissinal no final do contracto.
      Onde normalmente também não há problema em aceitarem animais (e só não ficamos com a casa porque não era mesmo centro da cidade e não gostamos de andar muito) é em vez de pesquisares flats procura casas, aqui normalmente têm jardim, e não costumam pôr problemas.
      Não sei se já tens cá alguém à tua espera, e ai é mais fácil para adiantar serviço, senão felizmente, aqui existem muitos hotéis para animais que são como mini casas/férias para eles, pelo menos até assentares.
      A viagem para Cardiff de comboio já fizemos e passa relativamente rápido. Vai correr bem, no caso das minhas gatas elas gostem que vá falando com elas, tipo, já está quase, só mais um bocadinho... :)
      Boa sorte :)
      Beijinho

      Delete
  5. Estou cheia de duvidas sobre isto! Ainda bem que encontrei este post! Espero que me possas ajudar... Existe a possibilidade de me mudar de Lisboa para Hamburg, na Alemanha. Também tenho 2 gatos. Se fosse apenas 1 levava-o comigo no avião, mas como são 2 e só é permitida 1 caixa transportadora pequena por pessoa a única hipótese seria irem com as bagagens, e isso NEM PENSAR! Também fui parar ao site da Intercourier, mas quero falar primeiro com quem já tenha usado os serviços deles.
    - Leva-se os gatos numa transportadora, depois passa-se para a deles, e depois ao ir buscar passa-se de novo para a nossa?
    - Durante esse tempo todo eles não limpam a caixa nem dão agua e comida aos animais?
    - Se não for indiscrição... quanto custou?
    Se te lembrares de mais coisas que possam dar jeito eu saber agradecia imenso!

    ReplyDelete
    Replies
    1. Olá Cheila.
      O processo de trazer animais para o UK é o mais complexo da Europa, por isso, estás com sorte :)
      No caso da Alemanha e do que me lembro de ler na altura que pesquisei foi que só era permitido um animal por pessoa e pensei logo que se calhar daria para levar alguem comigo no voo e essa pessoa levar o outro gato (mas só confirmando com a companhia aerea que vais usar).
      Eu também pensava assim "Nem pensar" mas entre ter de escolher sobre traze-las ou não, vais ver que no porão não é assim tão mau, elas não vão naquela passadeira que leva as malas ao pontapé :)
      Então (tendo em conta que vão com a intercourier):
      - levas as gatas na tua transportadora até ao aeroporto/ armazem de cargo (ao lado do aeroporto);
      - quando chegares lá, o Sr da agencia vai estar lá com uma transportadora maior que dá perfeitamente para levar dois gatos juntos (custa aprox 90€);
      - passas as gatas para essa transportadora;
      - assinas os papeis e elas ficam lá;
      - tu segues para o aeroporto para apanhar o teu voo (de preferencia o mesmo que elas);
      - a transportadora que usaste para as levar para o aeroporto podes deixar ficar em Lisboa com a familia, porque a transportadora que elas vão usar no voo é tua, tu pagaste por ela, por isso quando chegares a Alemanha levas a gatas nessa transportadora para casa (a da foto deste post);
      - a partir do momento que entregas as gatas na transportadora do voo, a trasnportadora é celada à tua frente e ninguem está autorizado a abrir a mesma, só no destino. Não é preciso ninguem limpar nada, poes umas fraldas de bebe e um cobertor para as proteger (eu usei uma camisola de pijama minha para ter o meu cheiro). Elas também não precisam de comer, serão só mais ou menos 4horas, aguentam bem, e a transportadora tem um bebedouro incorporado em que o sr. da agencia poe agua a tua frente.
      - o nosso preço inclui voo e permissão para entrar no país (com o Pets Travel Scheme), sendo que o preço deve variar de país para país - custou mais ou menos 300€ por gata.
      - a transportadora vai segura num contentor e elas deverão ser os unicos animais desse voo, por isso, sim, ficam assustadas, mas acredita que passa, e dois dias depois já não se passa nada e tens os teus meninos à tua beira :)
      - não te esquecas de ter tudo em ordem, vacinas, passaporte, chip. Eu levei-as as Vet dois dias antes para a desparatização e para um check-up.
      - todos os animais são diferentes, e eu era muito esquisita com isto, e liguei à intercourier 500 vezes e à companhia aerea, e ao vizinho, e à rainha e afins, mas é preciso confiar que eles estão a prestar um serviço que estão habituados a fazer todos os dias.
      - a imagem que me ficou quando deixei-as no aeroporto, foi da mãe canguru com o filhote (porque uma das minhas gatas é maior que a outra e a pequenita enfiou-se debaixo da outra com medo) e chorei o voo todo, e chegaram todas despenteadas, mas a caixa não tinha nem um risco, por isso, sei que foi só o susto e que ninguem lhes fez mal :)
      Se tiveres mais questões está à vontade!!!
      Boa sorte. Depois conta como correu.

      Delete
    2. Bolas, 300 por gato sai caro! :O
      As temperaturas também me assustam... Podem ter de ficar imenso tempo a apanhar demasiado frio ou calor, coitadinhos x_x
      Sim, depois conto! Muito obrigada pela resposta!! :)

      Delete
  6. Ola!!! so para dizer que o meu gato ja esta ca! Correu tudo mil vezes melhor do que imaginei (porque passei semanas a fazer cenarios de terror na minha cabeca). Em Lisboa o Sr Adriano e um senhor! Tratou de tudo e mais alguma coisa, parecia um mind-reader, trouxe coisas que eu me esqueci e ele la com o seu instinto sabe que as pessoas geralmente se esquecem. Nesta parte do dia, em Lisboa eu ainda nao conseguia estar calma e talvez por consequencia o gato tambem nao. Estava em panico, muito agitado dentro da caixa a escavar chao e paredes a tentar sair. E foi assim que o deixei as 8h da manha em Lisboa.
    Chego as 15h15m ao animal reception centre em Londres e ja ele estava pronto. Portou se lindamente disse me a rapariga de la, conseguiram tira lo da jaula sem problemas, e estava limpo. Quando me viu nao reagiu, ainda ficou umas horas sem reagir a nada mas completamente calmo, tao calmo que perguntei la se o tinham sedado mas nao. Estava so em estado de choque. Veio o caminho todo de comboio com os olhinhos sempre a fechar. Dormiu a noite toda e hoje ja se parece mais com o gato que deixei em Portugal. Ainda nao parou um bocadinho :)
    Muito obrigado por toda a vossa ajuda, eu era para ter optado pela outra companhia que faz o mesmo trabalho que a intercourier, mas era relativamente mais cara! Depois de ter descoberto o vosso blogue e ter aqui um relato humano da experiencia com a intercourier nem pensei mais, ficou logo decidido.
    Agora tenho o gato ilegal porque optei por uma casa em que nao permitem animais de todo, nem um hamster. Mas eu forrei as janelas todas com um window film, daqueles one view que so se de dentro para fora, ou seja, de fora nunca vem o gato ca dentro. E agora fingers crossed :)
    Nesta situacao da minha vida em que nao tenho uma familia que aceite la muito bem o meu amor pelo gato e muito reconfortante encontrar apoio noutros lados muito muito obrigado
    Joana

    ReplyDelete
    Replies
    1. Ola Joana. Benvindos!! :)
      As meninas mandam um miau grande ao novo amigo :)
      Ficamos muito contentes com as noticias, é mesmo isso que tento passar, que não é nada assustador e que corre tudo bem.
      Essa ideia das janelas é muito boa, e vais ver que com o tempo pode ser que consigas abordar o assunto com o teu senhorio ou eventualmente mudar de sitio. Aqui, e ao contrario de Portugal, também é muito fácil ir de férias ou de fim de semana e deixa-los num hotel para gatos, é o que nos fazemos, além de não conhecermos ninguem aqui perto eu também não confio em muita gente :S
      Infelizmente muita gente também ainda não percebe que para mim as minhas gatas são minhas filhas, mas não me preocupo, eu sei que estou certa e quando as adoptei assumi um compromisso com elas que é para sempre, até porque ao contrario dos filhos verdadeiros, elas nunca me vão desiludir :) Não te preocupes, não estás sozinha.
      Boa sorte para esta nova etapa. Beijo grande.

      Delete