6 September 2015

6 September 2015

trocar carta de condução portuguesa pela inglesa

Para quem está a pensar trocar a carta de condução portuguesa pela inglessa fica aqui o que fizemos. O processo é feito pelo correio e apesar de inicialmente ter ficado com medo de enviar o meu documento de identificação original + carta de condução pelo correio, na verdade não há problema, pois funciona e é tudo devolvido direitinho.

Como fazer?

1 - Pedir o formulário online - D1 Pack - Application for a driving licence for a car, moped or motorcycle - https://forms.dft.gov.uk/order-dvla-forms/

2 - Receber o formulario em casa por correio

3 - Preencher o formulario

4 - Devolver o formulário + BI/passaporte + carta de condução portuguesa + 1 foto tipo passe + cheque ou vale postal de 43£ para o endereço indicado no formulário - SA99 1BT (enviar com carta registada para vossa segurança e poderem ver quando e se foi entregue)

5 - A nova carta de condução + BI/passaporte são devolvidos em 3 semanas pelo correio

 

Useful Info:
https://www.gov.uk/browse/driving/driving-licences

Use this tool to see if you can drive in Great Britain with your non-GB driving licence:
https://www.gov.uk/driving-nongb-licence

Find out how to exchange your non-British driving licence for a British licence:
https://www.gov.uk/exchange-foreign-driving-licence

Posso conduzir sem carta?
Não - se extivermos a trocar a carta de condução portuguesa pela inglesa pela primeira vez
Sim - se já tivermos número de carta de condução inglesa e estivermos sem carta porque estamos a actualizar dados, por exemplo, a morada, neste caso podemos conduzir sem carta e em caso de sermos parados pela policia, apenas da-mos o nosso numero de carta.

 
Nota - os anos de carta ficam iguais, se tiraram a carta em 2000, tem 15 anos de carta, e isso mantem-se igual, o verso da carta inglesa vai ser igual ao da carta portuguesa, não há alteração.
E é esta informação que devem dar por exemplo no seguro do carro, tem 15 anos de carta, independentemente de terem data de emissão deste ano, o que conta para seguro é o número de anos a que tem a carta, e isso vê-se no verso da carta. Falo nisto porque alguns simuladores de seguros podem ser confusos, pois mencionam issue date. E se derem a issue date do ano que renovaram a carta vão ser considerado novos condutores (com penalização no valor do seguro). Mas se lerem bem a info sobre o que é a issue date, ai sim, a explicação diz para ver a data no verso da carta. Que é logicamente e efectivamente o tempo de experiencia que têm como condutores. E isto não pode ser retirado so porque se trocou de carta portuguesa pela inglesa.

Caso no futuro decidam voltar para Portugal é possivel voltar a trocar a carta inglesa pela carta de condução portuguesa. Liguei para Portugal a confirmar esta situação, e disseram que basta ir a um balcão de atendimento (IMT) e pedir para reabilitar a carta portuguesa.
 

4 comments:

  1. Mais um post super útil :)
    Obrigado pela partilha

    ReplyDelete
  2. Muito obrigado pelas informações, foram muito uteis!!!!!

    ReplyDelete
  3. Muito útil obrigado pelo vosso trabalho

    ReplyDelete