Tuesday, 25 December 2012

natal

Começamos a celebrar o natal na sexta com um jantar de tugas em londres num restaurante portugues na zona de Stockwell, A Toca. O menu claro, caldo verde como entrada e caldeira como prato principal, correu muito bem, a companhia animou a noite e a comida deixou o bichinho de Portugal na barriga...
No sabado, e porque não tinhamos ainda nada para o natal em casa, fomos a Vauxhall a uma loja de portugueses e de produtos portugueses, pode parecer parvo, mas eu parecia uma criança quando vi Tang e chouriço do Alentejo e tremoços e molho de francesinha e bolo rei... 40 libras depois fomos almoçar mesmo ali ao lado ao restaurante Madeira (dono também da loja). Bitoque ou prego em prato como se diz na minha terra e um tango para acompanhar, belo almoço as 4 da tarde.
O dia 24, depois de ir trabalhar, e sair as 2 tarde, foi passado em casa a dois. Na mesa o do costume: aletria, rabanadas, bolo rei, caldeirada (jantar 24), bacalhau com broa (almoço 25), chocolates e champagne. As prendas foram abertas antes da meia noite e com a familia no skype. Para ajudar a passar o tempo comprei um puzzle, mas tarefa esta mais dificil do que pensava.
Agora resta dormir, comer, ver tv, comer, dormir e amanha talvez saldos :)
Um natal sem duvida diferente de qualquer outro, mas que estou a gostar muito, afinal o importante é estarmos juntos, nós os quatro. (as meninas não tiveram prenda, mas entreteram-se com as fitas das prendas e pela primeira vez o pinheiro de natal caiu ao chão).

 
 
 
 


Monday, 24 December 2012

Ho Chi Minh City, Vietnam

Day 1
Para não variar o dia começou muito cedo, as 9am já estávamos prontos para começar o nosso dia a bordo de uma embarcação no Mekong. O nosso barco foi o Cai Be Princess. Começamos no mercado flutuante de Cai Be e seguimos pelo “Mighty Mekong”. Um barco só para nós onde provamos umas frutas estranhas que eu até então nunca tinha visto na vida.
Para almoçar atracamos numa margem do rio um pouco duvidosa e suja, eu claro já suspeita, mas para minha surpresa depois dos rancos das árvores aparece o Le Longanier... a superb Indochinese villa located in a lush tropical garden by the river. Muito bom!! Depois do almoço continuamos pelo Dong Hoa Phu canal, passando por inúmeras ilhas famosas pelas suas flores e visitamos algumas lojas típicas, por exemplo de arroz.
De volta a cidade jantamos e fizemos compras nos mercados de rua.

Day 2
Começamos cedo claro a visitar os Cu Chi Tunnels (que ficam a 70 km da cidade). É estranho visitar um sitio onde tantos horrores aconteceram mas a visita foi bastante informativa e apesar do calor e do medo experimentei descer a um dos tuneis (o mais curto claro), muito assustador. Mais uma vez provei coisas estranhas, o que seria uma refeição em tempos de guerra.
Da parte da tarde fizemos a tour a cidade de Saigon, onde passamos por: Thien Hau pagoda + the former Presidential Palace + the War Remnants Museum + lacquer ware workshop.
O jantar foi num cruzeiro no Saigon River  a bordo do Bonsai, the biggest dragon boat in Vietnam, com direito a comida e performance típica. E para acabar o dinheiro local terminamos a noite num dos mercados de rua. Saímos do Vietnam na manhã seguinte.

Hanoi, Vietnam

Day 1
Halong Bay (night on board)

Antes das 9 da manhã chegamos ao aeroporto de Noi Bai, muita gente! Apesar das investidas dos inúmeros taxistas e guias turísticos mantivemo-nos a um canto a espera do nosso guia. A manhã foi a conduzir para Halong City onde chegamos por volta do meio dia. Apesar do sono tentei manter-me acordada a maior parte do tempo pois a viagem é muito interessante. Vemos um pouco do que é a vida dos locais, as casas, os mercados, as fábricas, as motos... e a meio da viagem o nosso guia deu-nos a provar um ananas, o melhor que já provei, que se vendia em sacos plástico na berma da estrada.

O almoço foi já a bordo do Emeraude Cruise. A paisagem é fantástica e apesar do frio foi bom simplesmente relaxar ao sabor das águas desta baia. Ao fim do dia ainda houve direito a uma demonstração culinária (vietnamese cuisine) onde eu claro me voluntariei para aprender a fazer umas rosas de tomate :) Depois do jantar outra boa surpresa, uma sessão de cinema no deck com o filme Indochine. No dia seguinte não acordamos cedo para o Tai Chi mas visitamos as Sung Sot Caves (Cave of Surprise) e depois do pequeno almoço navegamos de volta a terra.

Day 2
Hanoi city tour

De volta a cidade a tarde foi de visitas, passamos por: One-Pillar Pagoda + the Temple of Literature + Hoan Kiem Lake + Ngoc Son Temple e acabamos o dia a assistir o famoso water puppet show. Experimentamos os loucos tok tok e ainda deu tempo do MP ir ao barbeiro. Andamos sozinhos pelas ruas da cidade, jantamos e bebemos o café mais estranho de sempre que até hoje acho que não o fizemos como devia ser :)

Sunday, 23 December 2012

Siem Reap, Cambodia

Angkor...o que dizer... Que quero voltar um dia! O barulho é ensurdecedor e só passado uns minutos me apercebi que o barulho era natural e das cigarras.
Os templos são fantásticos e a atmosfera é inspiradora.

Angkor is one of the most important archaeological sites in South-East Asia. Stretching over some 400 km2, including forested area, Angkor Archaeological Park contains the magnificent remains of the different capitals of the Khmer Empire, from the 9th to the 15th century. They include the famous Temple of Angkor Wat and, at Angkor Thom, the Bayon Temple with its countless sculptural decorations. UNESCO has set up a wide-ranging programme to safeguard this symbolic site and its surroundings.

Ta Prohm
 





 
Angkor Wat
 





 
Angkor Thom
 









 
Traditional Cambodian/Khmer dance
 


 
Night Market & Food
 






 

Phnom Penh, Cambodia

O voo foi longo e depois de poucas horas de sono passamos o dia a visitar a cidade: Royal Palace & Silver Pagoda, Wat Phnom, Independence Monument e National Museum.
Senti-me benvinda, rodeada de gente boa e em paz.

Phnom Penh City
 




 Royal Palace & Silver Pagoda
 









 
Wat Phnom
 






 
Independence Monument